• Alexandre Mendes

Campanha: Renan, rumo ao doutorado na Universidade de Westminster!


Renan Porto foi aluno do mestrado em Teoria e Filosofia do Direito do PPGD/UERJ entre 2016 e 2017, finalizando o curso com uma brilhante dissertação intitulada Políticas de Riobaldo: a justiça jagunça e suas máquinas de guerra. A sua reflexão sobre o escritor Guimarães Rosa, permeada por seu engajamento no direito, na literatura e na poesia, fez parte da motivação inicial para a criação do grupo Direito, Pragmatismos e Filosofia, em 2019. Com a certeza de que Renan Porto continuará o seu criativo e relevante trabalho em Londres, divulgamos esta campanha de arrecadação, na torcida para que a meta seja alcançada em breve.




Renan Porto cresceu num pequeno povoado no interior da Bahia chamado Florestal, que é distrito do município de Jequié. É filho de Rubens Porto, agricultor e comerciante, e Erialva Nery, pedagoga e dona de casa. Cresceu ajudando o pai na mercearia e nos trabalhos da roça, principalmente com o cacau, que é com que a maior parte da população da região trabalha.

Estudou no colégio municipal da zona rural onde viveu e foi para Jequié aos 14 anos para fazer o ensino médio num colégio estadual. Por causa de uma bolsa do Prouni, foi para Uberaba (MG) cursar Direito aos 17 anos. Na graduação, se interessou muito cedo pela pesquisa e teve a oportunidade de receber uma bolsa de iniciação científica, que também lhe permitiu fazer um curso de inglês. Neste período, também foi muito ativo em redes de defesa de direitos e movimentos populares.

Com 23 anos foi para o Rio de Janeiro fazer mestrado em Direito na UERJ e pesquisou como a obra de João Guimarães Rosa contribui para pensar a justiça, a sociedade, o Brasil e suas contradições e violências. Neste link há o vídeo de uma live em que ele participou falando sobre sua trajetória e sobre esta pesquisa: https://youtu.be/k6o-8CnKXvQ

Agora, com 26 anos, Renan alcançou uma grande conquista! Foi aprovado com bolsa integral no Doutorado em Direito na Universidade de Westminster em Londres e vai ter sua primeira experiência fora do Brasil. Ele precisa da sua ajuda para alcançar este sonho. A mudança para o Reino Unido envolve muitos gastos que são demasiado onerosos para ele e sua família. Além das despesas do visto e da passagem, Renan precisa arcar com o primeiro aluguel e os custos do primeiro mês na Inglaterra até receber a bolsa.

No doutorado, Renan tem um projeto de pesquisa que pretende analisar através do livro de Davi Kopenawa e Bruce Albert, A Queda do Céu, como as cosmologias ameríndias permitem repensar as funções do Direito e o papel das instituições diante de conflitos emergentes relacionados às mudanças climáticas e a violência contra comunidades tradicionais.

Contribua com o quanto você puder para tornar esta conquista possível e seja parte também desse projeto!

137 visualizações0 comentário